AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO DO FISCO FEDERAL – parte 3

AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO DO FISCO FEDERAL - parte 3
Blog Aliado / Blog do Parada

AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO DO FISCO FEDERAL – parte 3

FOCO NA REGULARIZAÇÃO ESPONTÂNEA

Conforme tenho informado, já sabemos que o Fisco dispõe de diversos elementos e critérios que possibilitam selecionar as empresas. Sabendo disso, por que esperar receber uma fiscalização se sabemos que é possível fazer um trabalho de prevenção e se antecipar nas ações?

A regularização por iniciativa do contribuinte é sempre o melhor caminho, além de minimizar muito o risco de penalidades e evitar multas de valores altíssimos. Mas, para atingir este patamar, a empresa precisa fazer um trabalho detalhado de revisão das escriturações já enviadas. Este trabalho deve envolver a avaliação, auditoria digital e aplicação dos conceitos corretos.

Esta revisão tem que incluir todas as declarações acessórias; DCTF, DIRF na esfera Federal e GIA na esfera Estadual. O grande problema é que, em geral, as empresas não têm esta cultura de revisão preventiva, principalmente das escriturações que já foram transmitidas.

Após a realização dos trabalhos de revisão, é necessário identificar as escriturações e declarações que precisam ser retificadas ou substituídas. Essa é uma das decisões mais delicadas. Será que todas as informações estão corretas? Estão coerentes com as outras declarações? Quais as escriturações precisam ser retificadas de fato?

Encontrar as respostas corretas para essas perguntas é que vai ajudar a definir toda a estratégia das melhores práticas e ações que precisam ser tomadas. E já sabemos que o Fisco está fazendo as verificações e cruzamentos das escriturações, inicialmente as que apresentam indicadores de inconsistências nas apurações dos impostos.

Vamos lá, o recado é iniciar as ações imediatamente! Não adianta ficar esperando receber uma notificação do Fisco sobre possíveis inconsistências. É indispensável incorporar na rotina das empresas esse trabalho de compliance das informações já enviadas, com uma abordagem ampla e de qualidade na correta interpretação dos conceitos utilizados e um diagnóstico claro do que realmente precisa ser corrigido, evitando problemas que podem afetar drasticamente os negócios da empresa.

Você que me acompanha aqui no blog, já sabe! Conte conosco e com nosso serviço de Auditoria Digital.

Os serviços de Auditoria Digital da Alliance asseguram que as conexões e a acuracidade das informações entre as diferentes obrigações fiscais e contábeis fornecidas ao Fisco estejam em compliance.

O trabalho antecipa de forma proativa uma análise das rotinas que seriam cruzadas numa eventual fiscalização, permitindo ao final, ações corretivas capazes de eliminar ou mitigar autuações desnecessárias.

 

Acompanhe nossas publicações e webinars e esteja atento.

 

PRÓXIMOS WEBINARS