fbpx

ECD-ECF

Não há comentários

ECD-ECF


O mês de março foi bem agitado com o Fisco em Brasília. Foi realizada reunião do projeto piloto com a equipe da ECD e ECF.
Como sabemos, para o ano de 2016 (informações de 2015), foram feitas varias alterações. Destacamos abaixo os pontos mais importantes:

– As empresas solicitaram alteração do prazo para junho (ECD) e julho (ECF). A Receita vai avaliar

– Foram discutidas as alterações do último layout. Um dos assuntos mais polêmicos é a necessidade do detalhamento item a item (no caso da depreciação do ativo imobilizado) no razão auxiliar das subcontas para atendimento a Instrução Normativa 1515. Isso teria um alto impacto para as empresas. A Coordenação de fiscalização informou que esse não seria o foco em uma ação de fiscalização e, portanto, serviria apenas para atender a IN 1515. Por esse motivo a equipe do piloto vão conversar com a coordenação de tributação da Receita para tentar negociar a não obrigatoriedade desse detalhamento.

– A partir de agora os livros contábeis na ECD serão considerados autenticados no momento da transmissão para o ambiente do SPED. Atualmente é necessário esperar a autenticação na Junta Comercial de cada UF.

– As validações na ECF continuarão sendo mais criteriosas do que na ECD. O fisco justificou que essas regras são necessárias para a visão tributária na ECF.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *