BPO Tributário em época de pandemia

bpo-capa-artigo
Blog Aliado / Blog Aliado

BPO Tributário em época de pandemia

É difícil prever a recuperação da economia, pode demorar meses ou anos.  Fato é que a eficiência e governança serão cruciais para a sobrevivência das empresas.

Com a vacina chegando, estamos a caminho de uma esperança, mas o mercado ainda terá muito a fazer para arrumar a casa em diversos aspectos, e principalmente na parte fiscal, onde, vimos uma série de obrigações sendo postergadas, isso se torna desafiador no processo de recondução dos negócios.

O acúmulo destas obrigações fiscais, mudanças nas transações de compra e venda e o aumento cada vez maior dos controles do Fisco estão entre os fatores que podem influenciar a preferência pelos serviços de BPO Tributário.

As empresas terão uma série de ações emergenciais para tratar nos próximos meses. Essa complexidade versus acúmulo de obrigações não será algo simples de se resolver. Nesse cenário, o BPO Tributário vem como uma luz para o conturbado momento que devemos viver com as atividades presenciais ou de forma híbrida sendo retomadas.

Há sim o fator de que as empresas estarão mais descapitalizadas tornando a terceirização uma decisão algumas vezes difícil. Se colocarmos na balança, as razões para essa tendência não serão apenas atrativas, mas sim necessárias e primordiais para a retomada dos negócios, pois hoje, os custos de um BPO são bem mais econômicos. Além disso, temos os ganhos em:

Prazos: ainda que o governo organize o pagamento gradual das obrigações fiscais da quarentena, será preciso reorganizá-las à luz das regras de exceção, enquanto isso, correm em paralelo as obrigações do período vigente.

Redução de riscos: apuração de dados com maior acuracidade e com menor riscos de multas.

Foco: ao deixar de investir tempo nas atividades fiscais/ tributárias, haverá mais espaço para lidar com a retomada e focar nos negócios.


Eficiência de custos: aumento da eficiência do backoffice por meio de automação constante.

Atualização: no caso de soluções na nuvem, há o benefício adicional da atualização “real time”.

Com tudo isso, tenho certeza que o BPO Tributário está cada dia mais forte e decisivo para a recuperação das empresas, deixando-as mais competitivas, com menor risco fiscal, e com a governança e o compliance totalmente em dia.

O que você achou desse artigo? Comente!
Artigo escrito por:

palestrante-toffoli

Maurício Toffoli

Formado em Administração de Empresas e especialização em PMD (Program for Management Development) pelo ISE/IESE, possui mais de 25 anos de experiência em prestação de serviços, terceirização, BPO e implementação de projetos nas áreas fiscais e tributárias.
Linkedin

Deixe seu comentário aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *