Evolução e transformação fiscal tributária

Evolução e transformação fiscal tributária

Não há comentários

Evolução e transformação fiscal tributária

Já faz algum tempo que ouvimos falar de transformação digital na área fiscal e tributária, mas será que estamos nos preparando de fato?

Antes de qualquer conclusão, é preciso entender a dimensão da transformação digital. Inicialmente, muitos profissionais apresentavam uma certa aversão, talvez por acharem que poderiam ser substituídos por um suposto “robô” ou alguma tecnologia relacionada à inteligência artificial.

Com a evolução das discussões sobre o tema, começamos a perceber que essa transformação vai muito além de identificação de rotinas repetitivas que podem ser realizadas pelo conceito de RPA (Robotic Process Automation). É um processo de mudança cultural nas empresas que precisa envolver todas as áreas e trazer a discussão para estimular as pessoas que certamente podem contribuir muito com o conhecimento e ideias, muitas delas inovadoras e que possivelmente vão agregar valor ao negócio.

Estudos de mercado indicam quais as principais tendências e os impactos das inovações nas empresas:
A inteligência artificial, que parecia muito distante, deverá estar mais presente no cotidiano das pessoas, nas tarefas frequentes de trabalho, como edições de texto, utilização de dados disponíveis, além de otimizar os processos atuais
O grande volume de dados armazenados pelas empresas, representa poderoso insumo que devem ser melhor utilizados em cruzamentos inteligentes que permitam aos gestores a tomada de decisões mais assertivas e seguras
A tecnologia Wi-Fi pode ganhar novas aplicações em análise de comportamento emocionais e físicos dos consumidores de produtos e serviços e direcionar as ações mais assertivas para atender essas necessidades
As tecnologias disruptivas, representam ideias e formas diferentes de atender o mercado consumidor, promovendo uma verdadeira mudança nos padrões atuais que estão estabelecidos. Significa romper com esses padrões já conhecidos.

Uma pesquisa realizada com 100 empresas no Brasil, revelou que, apenas 6% adotam processos digitais em seus negócios, enquanto 70% já têm investimentos e planejamentos para o processo de digitalização.
Entre os profissionais com poder de decisão, cerca de 86% apontaram grandes desafios para colocar em prática os processos de digitalização dos negócios, com destaque para as constantes alterações na legislação, a segurança das informações e a estrutura interna para a governança.

As novas tecnologias disponíveis (Data Analytics, CLOUD, Big Data, Blockchain, entre outras), podem e devem ser aplicadas na área fiscal e tributária para otimizar as rotinas e permitir novas visões de elementos informativos para as tomadas de decisão estratégicas, como:
Foco no negócio;
Transparência das informações;
Segurança e acuracidade dos dados;
Compliance, facilitando o atendimento de uma auditoria e/ou fiscalização.

Neste contexto, a atividade de análise, interpretação e inteligência humana é o que vai fazer a diferença no sucesso das organizações empresariais. Portanto, o perfil dos novos profissionais tem que estar focado nas atividades gerenciais, estratégicas e de negócios, utilizando as informações das áreas fiscal, tributária e contábil que têm importância fundamental na análise da situação econômica das empresas.

Por que esperar mais? A transformação digital é mais do que uma realidade, é a necessidade de atualização das atividades empresariais na dinâmica mundial.

Para uma transição segura e assertiva, não basta apenas a boa vontade. As empresas precisam contar com o apoio de um trabalho consultivo de excelência, para identificar, sugerir e realizar a implantação de soluções fiscais e tributárias em ambientes diversos.

A Alliance dispõe de metodologias e processos que podem agilizar a implantação de projetos, que aliam as melhores soluções em tecnologia, com as melhores práticas na área fiscal e tributária.

Desde a implantação de uma solução fiscal em cloud, suporte técnico, atualizações legais, até o tratamento das informações em situações específicas, como uma fiscalização, geração do legado e hosting. A Alliance está preparada para atender a nova realidade no ambiente empresarial.

*com a colaboração de Ricardo Parada

 

SOBRE A AUTORA

Alessandra Almeida possui  mais de 23 anos de experiência em projetos na área fiscal e contábil. Na Alliance atua à frente das implantações das soluções, com integração com ERPs em clientes de diferentes segmentos. Possui participação ativa nas reuniões de empresas pilotos (selecionadas pelo Fisco) para os projetos NFe, EFD, PIS e COFINS, CAT 83, BLOCO K, eSOCIAl, ECF e REINF.