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AUTOMAÇÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA – RPA

AUTOMAÇÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA – RPA

 

O RPA (Robotic Process Automation ou “Automação Robotizada de Processos”) permite às empresas melhorar a eficiência operacional e integrar sistemas legados a novos aplicativos corporativos e negócios digitais.

Está sendo apontada como a principal ferramenta para aumento de produtividade e redução de custos. Segundo o Gartner, até 2020, 90% das grandes e médias empresas terão, pelo menos, um processo sendo operacionalizado por robô.

Como aplicar o RPA na área fiscal/ tributária de sua empresa?

Sabemos que muitas obrigações fiscais demandam um grande número de usuários para executá-las. Com isso, a probabilidade de erros operacionais é maior, já que o processo transita por muitas pessoas.

É aqui que entra o RPA – Com a capacidade de executar ininterruptamente tarefas repetitivas de forma 5 vezes mais eficiente e sem erros, atividades como: 

Geração e validação dos arquivos referentes às obrigações acessórias das esferas Federal, Estadual e Municipal;
Preenchimento e pagamento de guias de impostos;
Validação e atualização de cadastros;
Lançamentos de informações nos ERPs;
Conciliação e reconciliação fiscal;

Entre outras que podem ser automatizadas com o uso do RPA, liberando os profissionais da área fiscal para atividades mais nobres de análise em busca da eficácia operacional.

Benefícios

Ganhos e eficiência através da redução de custos indiretos, permitindo o crescimento da organização sem o correspondente aumento no quadro de pessoas;
Liberação dos profissionais para trabalhos com maior valor agregado;
Redução de erros e consequente variação na execução dos processos;
Aumento de performance da execução de processos vitais para as operações da organização;
Melhores métricas de desempenho nos processos ponta a ponta;
Agilidade para integração de sistemas; e
Aumento de Compliance através de processos mais uniformes e controlados.

Implantação

Não se trata de um projeto, mas de uma mudança de cultura, onde a digitalização passa a ser uma constante na vida das organizações. As etapas para a implantação o RPA são:

Processo de descoberta, para identificação e priorização dos processos que podem e/ou devem ser automatizadas;
Desenho da solução, através do detalhamento técnico do processo atual, avaliação de melhorias e definição do novo processo;
Desenvolvimento e teste dos scripts de automação dos processos;
Implantação em produção das automações;
Monitoramento e avaliação dos resultados;
Manutenção e melhoria contínua.

A Alliance possui expertise de 28 anos no mercado, atendendo clientes importantes em seus processos e negócios. Desenvolvedora de sistemas fiscais, adquiriu agilidade e conhecimento em softwares e serviços que corroboram na consultoria de seus especialistas.

Fale conosco e saiba como obter mais eficiência nas operações fiscais de sua empresa através do uso do RPA – AUTOMAÇÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA. Preencha o formulário abaixo e um consultor especializado entrará em contato para mais esclarecimentos: