Gestão de Processos para Governança Tributária

GESTÃO DE PROCESSOS PARA GOVERNANÇA TRIBUTÁRIA

GESTÃO DE PROCESSOS PARA GOVERNANÇA TRIBUTÁRIA


A complexidade do modelo tributário brasileiro é altíssima, o peso financeiro das obrigações fiscais enfraquece a competitividade das empresas, a quantidade de normas e declarações, que muitas vezes se conflitam, torna tênue a linha divisória entre a saúde e a irregularidade fiscal. Neste cenário, não dispor de uma política sólida de governança tributária é colocar em risco os resultados da empresa ou até mesmo toda sua operação.


TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ALIADA AOS PROCESSOS FISCAIS

 

Com as alterações legais frequentes, sobreposição de obrigações e todo esforço necessário para atendimento às normas, as empresas perdem duplamente: faturamento no imenso oceano de débitos fiscais e produtividade, uma vez que desviam seus olhos do core business para mobilizar equipes na prestação de informações ao Fisco.

É diante deste cenário de caos que a Governança Tributária adquire importância estratégica nas organizações, que compreende o conjunto de procedimentos de gestão empresarial, cuja finalidade é o controle pleno e a revisão permanente de todos os processos tributários, com vistas a reduzir riscos decorrentes de inconsistências, evitar pagamento de tributos acima do exigido por lei e mitigar a exposição fiscal, ampliando a margem de lucro, melhorando a produtividade e eliminando as chances de sanções fazendárias.

A Gestão por Processos (BPM) e a Transformação Digital são as principais iniciativas a serem adotadas para atingir a Governança Tributária.

Parte indissociável da gestão corporativa, a Governança Tributária segue os mesmos princípios da transparência (disclosure), da equidade (fairness), da prestação de contas (accountability) e da conformidade e cumprimento das leis (compliance).

BENEFÍCIOS:

Melhoria da experiência dos clientes internos e externos;
Otimização da cadeia de processos;
Auxílio na tomada de decisões  estratégicas;
 Novas formas e meios de prestar serviços e comercializar produtos, com inovação e tecnologia de ponta;
Vantagens competitivas.

Para ampliar o desempenho, agilidade, eficiência e eficácia de empresas e suas operações tributárias e fiscais, a Alliance atua com inovação na construção e Gestão por Processos alinhada às perspectivas da Transformação Digital:

Alinhamento dos objetivos estratégicos e políticas da corporação;
Definição da cadeia de valor e arquitetura de processos;
Mapeamento dos processos e alinhamento com as estratégias;
Definição de indicadores – KPIs;
Implementação de um escritório de processos;
Estabelecer uma Governança de Processos e seus responsáveis;
Avaliação de tecnologias para digitalização de processos;
Definição da estrutura de integração dos sistemas e processos;
Automação de processos com o uso do conceito RPA (Robotic Process Automation);
Transformação Digital para processos;
Plano de implantação e gestão de mudança.

Você tem dúvidas ou interesse sobre “GESTÃO DE PROCESSOS PARA GOVERNANÇA TRIBUTÁRIA” para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo e um consultor especializado entrará em contato para  mais esclarecimentos: